O projeto de climatização estuda e estrutura como deve ser a implantação de aparelhos ar-condicionado em grandes ambientes para garantir o conforto térmico em diferentes espaços enquanto mantém a eficiência energética.
Assim, o clima fica agradável para quem está no local e, no caso de empresas, também garante que a temperatura esteja adequada para o melhor funcionamento das máquinas.
Um projeto de climatização residencial envolve diversas etapas. Ao observar cada uma delas você entenderá melhor porque é tão importante dedicar a devida atenção a esse tipo de projeto.
O primeiro passo é conhecer bem o ambiente no qual será feita a instalação. Por isso, os profissionais farão um levantamento completo considerando vários detalhes, como:
Qual a área total a ser climatizada;
Que tipo de isolamento térmico é utilizado;
Qual é o fluxo de pessoas no local, em que horário é mais movimentado, etc;
Quais são as máquinas geradoras de calor;
Quais são as aberturas presentes no local, como portas e janelas;
De que material são feitos as paredes e o teto.
De posse das informações do item anterior, é hora de fazer os devidos cálculos para entender a quantidade de energia que precisa ser usada para manter o ambiente na temperatura ideal.
Assim, é possível descobrir que tipos de aparelhos serão utilizados e qual é a melhor forma de distribuí-los pelo ambiente.
Agora que a necessidade do local já foi definida, é hora de comprar os equipamentos que se enquadrem na análise feita. É recomendado que os dispositivos sejam de boa qualidade, para que no futuro haja menos gastos com manutenções e possíveis substituições.
Em uma empresa, os dutos garantirão que o ar seja distribuído de maneira uniforme por toda a área.
Para que não haja problemas é fundamental que eles tenham a dimensão correta, ajudando a tirar o melhor proveito dos equipamentos de ar-condicionado.
A última etapa consiste em reunir todas as informações encontradas em um relatório, para que seja possível elaborar um projeto completo e prosseguir para a instalação.
Após o término do trabalho, também é interessante que a empresa contratada consiga oferecer uma boa assistência técnica e sanar quaisquer problemas futuros.
Os projetos de climatização costumam ser divididos em 4 tipos:
Comercial: são voltados para lojas e comércios em geral, em que o desafio é manter uma temperatura agradável para clientes e funcionários mesmo com as portas abertas regularmente com o fluxo de pessoas;
Industrial: nesses ambientes são usados equipamentos mais robustos, pois, geralmente, são espaços maiores e com a presença de máquinas que geram muito calor;
Cozinha industrial: esses locais costumam ser quentes, então é preciso um bom sistema de ar-condicionado e refrigeração para cozinha industrial de modo a garantir melhores condições de trabalho para os colaboradores;
Residencial: não basta simplesmente comprar um ar-condicionado e instalar em sua casa. Ao elaborar um projeto de climatização, o sistema será mais eficiente.
Se você ainda não está convencido da importância de contratar um projeto de climatização, conheça os principais motivos:
1. Economia
Um bom projeto visa escolher os aparelhos certos e proporcionar a máxima eficiência. Assim, com tudo funcionando perfeitamente, não há gastos extras com novas instalações e substituição de equipamentos que não são adequados para o local.
Além disso, você não corre o risco de adquirir um ar-condicionado que seja mais ou menos potente do que o ambiente necessita, o que pode resultar em um maior gasto energético.
2. Conforto
Essa é uma das maiores vantagens de um ambiente climatizado. Afinal, o ganho na qualidade de vida e do trabalho dos funcionários é incalculável.
Além disso, os clientes ou convidados ficarão mais à vontade e mais propensos a retornar.
3. Melhora a qualidade do ar
Quando o ar que respiramos não é de boa qualidade podemos sofrer diversos problemas de saúde. Mas uma boa climatização visa também renovar o ar do ambiente constantemente, evitando o acúmulo de impurezas.
Outro ponto é que os equipamentos devem ser de fácil manutenção, para que os filtros sejam limpos ou substituídos na periodicidade correta.
4. Menor custo de manutenção
Quando os aparelhos instalados não são os corretos, podem sofrer danos mais rapidamente, levando a gastos com manutenções ou até mesmo substituições.
Assim, um exemplo clássico é quando o ar-condicionado tem uma potência menor do que o recomendável. Isso faz com que ele “seja forçado a trabalhar mais”, o que causa o desgaste prematuro sem que os resultados sejam satisfatórios.
5. Otimiza o espaço
Quando o projeto é bem executado, não há riscos de que os aparelhos fiquem atrapalhando o espaço, seja porque foram instalados em um local incorreto ou porque suas dimensões são grandes demais para o lugar.
6. Design mais agradável
A correta climatização de um ambiente também pode ajudar no design. Alguns aparelhos podem assumir um tom decorativo e dar um charme a mais ao espaço.
Por outro lado, escolhas equivocadas podem deixar o ambiente com uma aparência menos agradável e com a sensação de estar cheio demais.
Em resumo, um projeto de climatização pode trazer resultados extraordinários para qualquer ambiente, melhorando o bem-estar de quem circula pelo local, garantindo o correto funcionamento de máquinas e diminuindo os custos com manutenção.
Então, antes de iniciar o processo de climatizar sua casa, loja ou indústria, analise muito bem cada aspecto e faça contato com pessoas que sejam especializadas no assunto.